20 de jul. de 2010

Naturismo Fiel x Inquisição – Parte II

Algumas das ideias mencionadas no tópico anterior, estão melhores explicadas nas transcrições abaixo.

Vejamos alguns trechos do livro “Inquisição na Espanha”, escrito em 1966 por Henry Kamen:

“A Inquisição não foi uma tirania sinistra que se impusera a um povo relutante. Era uma instituição criada por determinada situação sócio-religiosa, impelida e inspirada decididamente por uma ideologia de antigos cristãos e controlada por homens cuja perspectiva refletia a mentalidade da massa dos espanhóis. Era popular, como o são as falsas concepções. A essa, as exceções eram uns poucos intelectuais solitários e outros cuja raça apenas bastava para colocá-los fora do âmbito da nova sociedade que estava sendo erigida sobre as bases de um conservadorismo triunfante e militante”.

“(...) nos séculos XV e XVI a imensa maioria do povo espanhol, com seus reis, magistrados e bispos dirigindo-o, deu decisivo apoio aos processos da Inquisição”.

“De que modo um tribunal tão terrível – poder-se-á indagar – conseguiu consolidar seu domínio sobre o povo espanhol sem despertas hostilidade e ódio? A pergunta está mal colocada. Conforme vimos nos capítulos precedentes, a Inquisição não fôra instituição imposta à nação contra sua vontade. Era um tribunal cuja existência se baseava inteiramente no apoio popular, originado das acirradas lutas de classes e sociais do século XV. Como tal, representava os interesses de considerável maioria do povo – os antigos cristãos – e estava dirigido tão-somente contra os interesses de uma pequena minoria, se bem que poderosa, na cidadela do cristianismo. Esse apoio popular decorreu, naturalmente, não apenas da luta consciente contra os conversos e sim, também do apoio aos interesses da nobreza, dos antigos cristãos e dos proprietários. A agitação popular, fomentada pelas classes superiores, tornou-se a base do poder da Inquisição”,

“A jurisdição da Inquisição sobre questões morais, por exemplo, era considerada, tanto naquele tempo como depois, um prolongamento arbitrário de seus poderes. Mas violentos apelos, como o protesto de 1533, iam diminuindo à medida que a posição do Santo Ofício se tornava mais forte. Não apenas a existência da inquisição se tornou quase completamente incontestável como, também, a tolerância para com seus abusos passou a ser mais generalizada e pronunciada. Ao confundirem-na os favores do papa e do rei em sua posição, como uma das instituições-chave do reino, desenvolveu-se ela a ponto de esmagar toda oposição e crítica”.

“Havia, naquele tempo, opiniões divergentes. Achavam alguns que os que pecavam desse modo não deveriam sofrer a pena de morte; mas, à parte isso admitiam ser muito justo infligir qualquer outra espécie de castigo”.

“Embora a Inquisição Espanhola tivesse sido criada tão somente para combater os perigos da heresia, não se limitou durante muito tempo a essa atividade. Havia ela conseguido, no começo do século XVI, obter jurisdição sobre quase todos os crimes que, em uma ou outra ocasião, estiveram na alçada dos tribunais da Igreja. Uma vez que o poder dos bispos sobre os casos de heresia passara ao Santo Ofício (de fato e não teoricamente), a iniciativa dos tribunais episcopais começou a decair simplesmente porque a Inquisição estendeu o termo “heresia” de modo a abranger tantos crimes quanto possível” (...) “O que, teologicamente, podia ser considerado simples crime moral, passou a ser excusa para invasão inusitada da vida privada”.

“A luta em torno da jurisdição voltou a firmar-se também fortemente sobre outra questão moral: a sodomia. A homossexualidade, na Idade Média, era tratada como crime fundamental contra a moralidade e as perspectivas definições-padrão referem-se a crime “abominável” ou “inqualificável”. Por tudo isso, não era menos prevalente que em qualquer outro período da história. A punição comum era queimar a pessoa viva, ou, na Espanha, a castração ou a morte por apedrejamento. No governo de Fernando e Isabel mudou-se a punição, passando a ser queimação e o confisco das propriedades (...) ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário